segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

 Ultima, semana do mês de Janeiro, antes falávamos que o ano, só começava após o carnaval .mas esse ano de 2021, só começará após tomarmos a vacina da Covid.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Bom dia,

Nunca desanimar, jamais desistir, lutar sempre, 

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

 nistas / Vacinas contra a Covid-19: quais as recomendações para pacientes oncológicos?

Recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 em pacientes oncológicos.

Vacinas contra a Covid-19: quais as recomendações para pacientes oncológicos?

A força-tarefa da AACR (American Association for Cancer Research) publicou recentemente suas recomendações sobre a vacinação contra a Covid-19 em pacientes oncológicos após revisar a literatura disponível até o momento. Eles revisaram os principais estudos clínicos (28) sobre as taxas de mortalidade da Covid-19 em pacientes oncológicos, a maioria com grupos controle de pacientes sem câncer para facilitar a comparação. A maioria indicou uma taxa de mortalidade mais alta para os pacientes portadores de câncer, algumas vezes o dobro. Estes pacientes têm se mostrado em caso de contaminação pelo SARS Cov-2 como tendo maior risco para desenvolvimento de formas graves de Covid-19, em especial aqueles com neoplasia de pulmão, neoplasias hematológicas e os metastáticos. Pacientes em seguimento tardio (>5 anos) teriam menor risco. Só nos EUA estima-se que 17 milhões de pessoas tenham câncer em atividade ou história de terem tido. Fundamental entender quem tem maior risco. Importante destacar que essas evidências são preliminares baseadas em análises retrospectivas. Essa recomendação da AACR de vacinar prioritariamente pacientes oncológicos está em linha com a da ACIP (Advisory Committee on Immunization Practices) e também com as recomendações do CDC (Centers for Disease Control and Prevention), ambas entidades norte-americanas.

Ribas A, et al (2021)
Ribas A, et al (2021)

Recomendações de outras agências

Para a ESMO – European Society of Medical Oncology, pacientes com câncer hematológico e tumores sólidos em atividade, especialmente aqueles em quimioterapia, têm risco aumentado de formas severas de Covid-19, mas aqueles pacientes com história de tumores sólidos < 5 anos também estão incluídos na recomendação para receber vacinas de forma prioritária independente da idade e de outras comorbidades, com exceção de pacientes transplantados que na ausência de doença enxerto versus hospedeiro, deveriam ser vacinados 6 meses após o transplante. A ESMO ressalta ainda que pacientes em protocolos de pesquisa clínica não deveriam deixar de receber vacinação, para isso emendas nos protocolos poderão ser necessárias, já que habitualmente não são permitidas outras medicações concomitantes sem aprovação definitiva, como é o caso das vacinas anti-Covid-19 neste momento.

Leia também: Vacinação contra a Covid-19: quais profissionais de saúde devem ser priorizados?

ASCO – American Society of Clinical Oncology, desenvolveu uma parceria com a Infectious Diseases Society of America (IDSA) e destacou a extrema consistência dos dados de segurança para as vacinas aplicadas nos voluntários em geral, mas ressaltam que os dados do COVID-19 and Cancer Consortium Registry (CCC19já incluíram os dados de 6.000 pacientes com Covid confirmado e mostram que, independente da idade e de outros fatores, tratamento de câncer nos últimos 3 meses é um fator de risco 3-5 vezes maior para pacientes oncológicos desenvolverem complicações no caso de infecção pelo SARS-Cov-2. A ASCO estimula que os oncologistas sigam as regras gerais que já são usadas para vacinação contra o vírus da influenza e sugere dicas como: esperar 1-2 semanas do último tratamento e se possível 1 semana antes do próximo; manter máscara, lavagens da mãos, distanciamento social mesmo após a segunda dose das vacinas.

A evidência de vacinação (em geral) em pacientes oncológicos é limitada, mas já existem evidências prévias para referendar vacinação contra doenças infecciosas em geral, excluindo vacinas com vírus vivo atenuado, mesmo em pacientes que estão se submetendo a terapia imunossupressora. No entanto a eficácia pode ser inferior em pacientes que recebem terapias que levam à diminuição de linfócitos B (anticorpos monoclonais anti-CD19, anti-CD20, anti-CD10 e CD19 CART-cells. Isto pode valer também para os pacientes que recebem transplantes de células tronco hematopoiéticas.

Isto posto, extrapolando os dados de outras vacinações em pacientes oncológicos como a para influenza e conhecendo os mecanismos das vacinas aprovadas ou em desenvolvimento contra a Covid-19 é honesto afirmar que a eficácia possa ser semelhante à da população em geral, mas obviamente faltam dados dos estudos clínicos. Apenas 3,7% dos 43.540 voluntários do estudo clínico da vacina BNT162b2 mRNA contra COVID-19 eram portadores de câncer, sendo que destes apenas 1 no grupo vacina e 4 no grupo placebo desenvolveram Covid-19. Não temos ainda dados para avaliar a interação entre as inúmeras terapias oncológicas ativas (quimioterapia, radioterapia, anticorpos monoclonais — exceto os já citados antes, imunoterapia, anticorpos conjugado droga) e a capacidade de produzir anticorpos neutralizantes e consequentemente imunidade protetora contra a Covid-19.

Saiba mais: Vacinação contra o coronavírus em mulheres que amamentam

Com a evidência de que as vacinas anti-Covid-19 sejam capazes de induzir altos níveis de anticorpos neutralizantes contra a infecção pelo SARS Cov-2 em número significativo de pessoas seria de fundamental importância oferecer vacinação prioritária para pacientes oncológicos em quimioterapia, imunoterapia, anticorpos monoclonais mesmo aqueles portadores de neoplasias hematológicas. Mas, em base individual, conversar com a equipe médica é fundamental para a tomada de decisão.

A priorização para pacientes oncológicos pode variar (e já está variando) de país para país. No momento da redação deste texto mais de 50 países (cerca de 35 milhões de pessoas) já iniciaram algum tipo de vacinação anti-Covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera pacientes idosos e profissionais de saúde como grupo 1 de priorização, e pacientes oncológicos seriam grupo 2. Como temos visto a idade também tem variado na definição de prioridade (> 75 anos? > 80? > 60?). No Brasil em princípio pacientes portadores de comorbidades — câncer incluído — seriam (ou serão) grupo 3, mas os estados têm autonomia para definir prioridades diferentes. Importante ter em mente que pacientes oncológicos são um grupo extremamente heterogêneo, e neste particular pacientes antigos apenas em seguimento oncológico, sem doença em atividade devem ter o risco baseado na idade e em outras comorbidades e não no histórico antigo de câncer.

Parece claro para todos os especialistas que na maioria dos casos os benefícios da vacinação superam e muito os riscos, mesmo naqueles pacientes que já iniciaram a terapia. E não podemos esquecer que vacinar todo o estafe envolvido no atendimento oncológico pode reduzir o risco de transmissão nosocomial.

A geração de anticorpos neutralizantes contra o SARS Cov-2, é o “santo Graal” da imunidade contra a Covid-19, especial anticorpos contra o domínio ligante do receptor da proteína espicular (spike) molécula que facilita a entrada viral nas células epiteliais do sistema respiratório do hospedeiro através da interação com o receptor epitelial da enzima conversora da angiotensina 2. Temos ainda a preocupação com as pessoas que não tem níveis detectáveis destes anticorpos ou os têm por um período limitado havendo um decaimento com os meses. Por outro lado, nos convalescentes a imunidade celular não é avaliada através destes anticorpos. Sabemos que há resposta de imunidade através de linfócitos T CD4e CD8e que o corpo desenvolve memória. Esta resposta celular pode ser contra antígenos derivados da matriz do vírus, do envelope ou da proteína do núcleo assim como contra a proteína da espícula. Não sabemos ainda a história natural desta imunidade humoral (anticorpos) e celular, provavelmente há uma integração ou combinação de ambas, certamente ainda aprenderemos muito a respeito deste e de outros aspectos sobre a vacinação e sobre a Covid-19. Não poderemos avaliar a eficácia das vacinas apenas através da documentação de anticorpos.

Tivemos a aprovação emergencial pela ANVISA no dia 17/01/2021 de 2 vacinas em nosso país:

  • A ChAdOx1 nCoV-19, conhecida como vacina Oxford-AstraZeneca é uma vacina vetor viral não replicante de adenovírus de chimpanzé.  O adenovírus é manipulado geneticamente para inserir o gene da proteína “Spike” do Sars-CoV-2. Depois de obtido, os adenovírus são amplificados usando células cultivadas. Os adenovírus não podem se replicar na pessoa vacinada (vírus não replicante), mas desencadeiam uma resposta imunológica específica para a proteína S, gerando anticorpos e a ativação das células T contra o novo coronavírus. A eficácia relatada pode variar de 62-70-90% conforme o desfecho avaliado, dose e intervalo;
  • A CoronaVac que é uma vacina de vírus inativado, desenvolvida pela Sinovac e pelo Instituto Butantan. O vírus é inativado em laboratório pelo calor e produtos químicos para não serem capazes de se reproduzir mas não são capazes de induzir a Covid-19, mas geram resposta imune ativando os linfócitos que produzem anticorpos e seria capaz de reduzir as formas moderadas e severas de Covid-19 em 78-100% ainda que a eficácia geral seja de 50,38%.

Ambas são muito seguras, com custo relativamente bem mais baixo quando comparadas com as de RNA-m, e sem a necessidade de congelamento em baixíssimas temperaturas por não serem termossensíveis. Ainda que dúvidas persistam, inclusive para os pacientes oncológicos, numa pandemia sem precedentes que já ceifou a vida de mais de 200 mil brasileiros, é hora de vacinar!

Vacina boa é aquela que está disponível, vacina boa é aquela que a população está disposta a tomar e efetivamente toma DUAS DOSES! Pacientes oncológicos em especial com doença em atividade têm prioridade, mas no fundo estamos torcendo para que TODOS os brasileiros tenham acesso à elas o mais rápido possível.

Eu já estou pronto para me vacinar. Qual vacina? Aquela que estiver disponível na minha cidade na hora que meu grupo prioritário puder tomá-la, sem medo de ser feliz.

Autor(a):

 Está difícil sair do sedentarismo? Existe uma solução muito simples para isso:

Vá pelas escadas ao invés do elevador. Caminhe, passeie, faça caminhadas ou vá de bicicleta para o seu trabalho, faça yoga, dance .

Você não precisa estar enfiado dentro de uma academia para sair do sedentarismo.

Qualquer tipo de movimento que você pode fazer, será útil.

Você deve movimentar seu corpo pelo menos, 30-60 minutos todos os dias. E isso é tão sério que quando saí do hospital  que fiz a mastectomia na Alemanha,fazia parte do meu protocolo de tratamento:

Quimioterapia,radioterapia, hormonoterapia e 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia!

Se você ainda não conhece a minha história e ficou curiosa pra saber porque fui diagnosticada na Alemanha, Clique aqui e conheça a MINHA HISTÓRIA.

Continuando, as  últimas  pesquisas têm a opinião de que o  movimento ao longo do dia é mais benéfico do que apenas uma hora na academia por dia.

Portanto, você precisa fazer um esforço consciente e deliberado para mover seu corpo todos os dias, ao longo do dia.

Elimine os hábitos de vida que promovem o câncer e doenças de maneira geral. Eles são: fumar, beber,  falta de exercício e de sono.

Para  adotar um estilo de vida saudável  também é preciso aprender a gerenciar o stress.

Por que você tem Câncer

O  stress  aumenta a produção de noradrenalina (  hormônio do combate ou fuga) e faz explodir substâncias inflamatórias, sobrecarregando o sistema imunológico.

Não estou falando desse estresse corriqueiro do dia-a-dia. Mas o sentimento persistente de impotência diante de reverses da vida: Um divórcio difícil, a doença ou  perda de um ente querido …

Quando temos a sensação de que a vida não está mais administrável, nosso cérebro libera hormônios do stress  – adrenalina e cortisol.

Elas ativam o sistema nervoso, aceleram o ritmo cardíaco, fazem subir a pressão arterial para que estejamos prontos para fugir ou lutar.

Essas mesmas substâncias químicas que ativam os reflexos neurológicos e viscerais do stress,  reduz a atividade de todas as funções que podem ser colocadas em modo de espera, como a digestão, reparação dos tecidos e o sistema imunológico.

Tá explicado porque o estado emocional  está diretamente ligado ao bom ou mal funcionamento do nosso sistema imunológico.

Em outras palavras, promove saúde ou doenças.

O nosso corpo é uma máquina perfeita que tem o objetivo de nos manter vivos e saudáveis (quando a gente não atrapalha!).

Portanto, o nosso corpo é um sistema em equilíbrio.

E para ajudá-lo a se curar ou se manter saudável,  você pode escolher por onde começar:

Alimentação, Atividade física ou Gerenciamento emocional.

E se você  entende a importância de adotar um estilo de vida que promova a sua saúde, mas  sente dificuldades na hora de colocar em prática as mudanças que gostaria, eu posso te ajudar.

Depois  que eu fui diagnosticada, durante o meu tratamento, eu também tive a sensação que a minha vida tinha sido colocada em espera…

Os meus sonhos e  projetos para o futuro ficaram pra depois.

Minhas prioridades mudaram e eu tive que parar com praticamente tudo.

Era como  se a Vida estivesse dizendo pra mim:

“Patrícia, eu quero que você pare tudo e olhe pra dentro de você. Chega de fugir! De fingir que está tudo bem! E de acreditar que você é a mulher maravilha e tem que cuidar de todo o mundo! Agora é hora DE VOCÊ  se colocar em primeiro lugar”

A partir dessa experiência de vida,  mergulhei no mundo do Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal.

Após muito estudo, fiz minha formação em Coach . E criei um curso on line pra te ajudar a ter  o equilíbrio emocional que você precisa para poder retomar a sua vida.

Por que você tem Câncer

E parar de acreditar que você nunca mais vai ser feliz novamente porque você foi diagnosticada com Câncer.

Como eu sei disso?  Porque eu também já pensei assim… Esses foram os meus pensamentos assim que eu fui diagnosticada.

Deixa eu te mostrar então o que tem dentro do Programa Estou com Câncer e agora: Esse é um Curso de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal totalmente On Line, dividido em 4 módulos .

Assim que você se inscrever no Programa, você vai receber um login e senha que vai te dar acesso à área exclusiva de membros.

E você já pode acessar o Módulo introdutório – A mentalidade e atitude que vence o câncer.

Cada módulo tem uma aula gravada , seguida por uma folha de exercícios de reflexão que devem ser feitos por você.

O tema da primeira semana é: Entendendo o que está acontecendo com você…

Nós vamos falar sobre as características comuns a todos os cânceres.

Você irá entender que apesar do tabu e preconceito, câncer é natural e normal. Todo mundo tem células cancerígenas no corpo.

A diferença entre um paciente oncológico e uma pessoa que nunca teve câncer é o sistema imunológico.

Por que você tem Câncer

O Câncer não surge do nada. Ele não invadiu o seu corpo feito um alienígena de outro planeta.

Foi o seu corpo que criou isso. E nesse Módulo, você finalmente vai entender o porquê e vai parar de sentir culpa.

Você  vai parar de se sentir uma vítima das circunstâncias que não merecia o que aconteceu com você .

E finalmente irá reassumir as rédeas da sua vida para se tornar a protagonista da sua saúde.

Porque a boa notícia é que se o seu corpo criou isso. Ele também pode curar!

Por que você tem Câncer

No segundo Módulo, eu vou te ajudar a recriar hábitos Anticâncer.

Você  vai se conscientizar de todos os hábitos que promovem o surgimento e crescimento do câncer, para que você os elimine da sua vida.

Criando um ambiente inóspito pro câncer e facilitando o processo de cura do seu corpo.

E eu vou te motivar a mudar o seu estilo de vida! Por que você precisa colocar em prática os conhecimentos que vai adquirir nesse programa.

No terceiro Módulo,  você vai descobrir como alcançar um Estado de Espírito Anticâncer.

Por que você tem Câncer

Nessa semana, você vai aprender a lidar com o turbilhão de emoções que o diagnóstico provoca…

Você vai parar de sentir medo .

Vai aprender a identificar os gatilhos de stress e ansiedade e transformá-los em  energia e força que trabalhem em seu favor.

Na quarto Módulo,  eu vou te ajudar a reconstruir a sua vida após o diagnóstico.

Por que você tem Câncer

Sabe,  você já deve ter percebido  que a vida não vai parar porque você ficou doente.

As pessoas, por mais que te amem, não vão parar de viver porque você está com câncer.

E nem você!

Então, não se enterre antes do tempo! Não se entregue, sem antes lutar!

Essa é a sua vida!



RECOMENDO:

Se você DESEJA reconstruir a sua vida pós diagnóstico com mais Autoconfiança, Clareza e Otimismo, CLIQUE AGORA no botão abaixo para conhecer o Programa de acompanhamento que criei com o objetivo de te ajudar a retomar as rédeas da sua saúde e da sua vida nas suas mãos.

 

O tabagismo é a causa número um de câncer.

Por que você tem Câncer

O tabagismo  aumenta em até 20 vezes a chance de desenvolver câncer de pulmão, quando comparado aos não fumantes.

Esse é o tipo de câncer que mais causa óbito no mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco.

Ainda de acordo com a instituição, estão previstos para 2016, mais de 28 mil casos da doença no Brasil.

Grupos de alto risco para o câncer de pulmão:

– Pessoas entre 55 e 74 anos com histórico de tabagismo intenso (um maço por dia por 30 anos seguidos), que ainda sejam fumantes ou que tenham interrompido o hábito de fumar há menos de 15 anos.

– Pacientes com 50 anos ou mais com histórico de tabagismo (um maço por dia por 20 anos seguidos) .

– Histórico de câncer prévio ou de câncer de pulmão na família.

– Presença de doença pulmonar associada, entre outros.

Lembrando que fumar não causa apenas câncer de pulmão.

O tabagismo é fator de risco para outros tipos de câncer, como os tumores localizados nas regiões da cabeça, pescoço e bexiga.

Há muitos tipos de câncer que estão relacionados ao tabagismo, porque quando você fuma um cigarro, esses compostos cancerígenos,  passam por seus pulmões, mas depois passam para a sua corrente sanguínea e circulam por todo o corpo.

O uso de Produtos Orgânicos é realmente importante

Por que você tem Câncer

O Brasil é o terceiro maior consumidor de pesticidas no mundo.

Conheça os alimentos que mais envenenam você.

Infelizmente quando você come produtos convencionais, você está comendo pesticidas, inseticidas, herbicidas, fungicidas e fertilizantes químicos.

Todos são tóxicos para o seu corpo. O pior, é que eles estão sobrecarregando seu fígado e criando mais um problema tóxico no corpo.

E sim,  eles estão causando câncer!

Se você está  pensando : “Os produtos orgânicos são mais caros do que  os convencionais… “

Sim, é mais caro. Mas muito mais caro é perder a saúde!

Agora, se você não tem condições de consumir alimentos orgânicos, tire a casca dos alimentos. Mas não deixe de consumir frutas e verduras.

Mesmo que eles contenham pesticidas, o seu corpo também irá usufruir dos benefícios dos alimentos anticâncer . Os benefícios são maiores consumindo esses alimentos que não consumir nada.

Agora vamos falar sobre o nosso estilo de vida.

Estamos vivendo um estilo de vida muito diferente do que as Culturas ao redor do mundo que têm uma saúde excepcional.

Por que você tem Câncer

Depois do tabagismo e da alimentação, o nosso pecado número  três está sendo o sedentarismo.

Não movemos nossos corpos o suficiente. Existe uma expressão : “Sitting is the new smoking”. (sentar-se é o novo tabagismo).

O que as pesquisas estão descobrindo é que as pessoas que ficam sentadas 8 horas por dia ou mais, são muito propensas a problemas de saúde, a doenças de todos os tipos.

Afinal, nosso corpo não foi projetado para isso.

Quando você está em movimento, você está queimando calorias. Lembra o estilo de vida de nossos avós ou até mesmo de pessoas que ainda hoje moram em regiões rurais?

Se eles não têm um carro, caminham para todos os lugares ou  usam uma bicicleta para se locomover.

Talvez  você tenha tido o privilégio de  subir em árvores  para pegar frutas  na sua infância. E suas brincadeiras eram  muito mais ativas.

As crianças de hoje, se limitam a jogar vídeo game e brincar no celular. E assim estamos ficando cada vez mais  sedentários.

A atividade promove a saúde. O movimento é  vida. Quando você não se move, você promove doença.

Além do que, atividade física, reduz a quantidade de tecido adiposo, e com ela seu depósito de toxinas do corpo. Portanto, sair do sedentarismo ajuda o seu corpo a se desintoxicar.

Sem falar que  o exercício físico modifica em profundidade o equilíbrio hormonal.

Ele reduz o excesso de estrógenos e de testosterona que estimulam o crescimento dos cânceres ( especialmente de mama, útero, ovário, próstata e testículo).

Atividade física também reduz a taxa de açúcar do sangue, além de atuar diretamente no sistema imunológico.


 

Por que você tem Câncer? E como eliminar as causas da doença

Neste  artigo, quero tentar ajudá-lo a responder a pergunta que não quer calar: Por que você tem Câncer?

Por que você tem Câncer

Uma das  primeiras coisas que a gente se pergunta depois de saber que temos câncer é:

“Por que eu? Por que isso aconteceu comigo? O que eu fiz de errado pra merecer isso ? Por que Deus  está me castigando? “

Como alguém que talvez esteja um pouco mais a frente nessa jornada, eu posso te  afirmar que Deus não está punindo você.

Já falei sobre esse assunto no Artigo: Não desperdice o seu Câncer. (clique aqui para ler)

Então, não pense que é por isso que você tem câncer.

Você tem câncer por causa de vários fatores causadores da doença em sua vida.

O câncer é uma doença Multifatorial. Ou seja,  tem muitas causas diferentes.

E há centenas de diferentes tipos de câncer.

Antes de abordar as causas do câncer, preciso falar dos princípios de saúde.

Acredito que estas informações te darão dicas sobre porque você ficou doente.

O câncer é a convergência de uma grande quantidade de fatores de destruição da saúde que existiram na sua vida,  por um período de tempo longo o suficiente para realmente  enfraquecer o seu sistema imunológico.

São pequenos delitos que cometemos ao longo da vida por anos e anos, que se acumulam…

E portanto, não foi uma única coisa que você fez ou deixou de fazer que causou o câncer.

Continue comigo que você irá entender  que existiram uma série de fatores na sua vida que contribuíram para o surgimento da doença.

Apesar do Mito de que o Câncer é uma doença da vida moderna, saiba que  o câncer existe há milhares de anos.

Inclusive já foram encontradas múmias com evidência de câncer.

Porém,  as taxas de câncer explodiram após a revolução industrial.

Por que isso aconteceu?

O homem mudou. Nossos hábitos mudaram…

Nós mudamos a maneira como comemos, como vivemos. Nós mudamos a maneira como trabalhamos, nos relacionamos…

De modo que,  a maioria de nós  que vivemos  na Terra, especialmente, se vivemos em uma cultura  ocidental, industrializada, vivemos uma vida muito diferente que os nossos ancestrais.

Por que você tem Câncer

Nossa dieta e estilo de vida são totalmente  diferentes.

E o objetivo desse Artigo é te ajudar a identificar  as coisas em sua vida que estão trabalhando contra você, que estão promovendo doenças, para que você possa sistematicamente removê-las.

Afinal, Por que você tem Câncer ?

Eu acredito que existem 3 pilares de saúde ou doença:

  1. Nossa Dieta e Estilo de vida.

  2. Poluição ambiental.

  3. Stress

Obviamente, estas são categorias amplas, mas é preciso que você desenvolva essa consciência antes de aprofundarmos nesse assunto, que é tão complexo.

Existem 2 tipos diferentes de doenças:

doença infecciosa que pode ser causada por um vírus ou  bactéria. Por exemplo, sarampo, herpes ,malária, ou gripe.

O outro tipo de doença é chamado de doença degenerativa. A doenças degenerativas também são conhecidas como doenças ocidentais.

Porque os cientistas  começaram a observar que certos tipos de doenças,estavam acontecendo em maior proporção nas nações ocidentais, em sociedades industrializadas.

Quais são essas doenças degenerativas?

Doenças cardíacas, câncer, diabetes, esclerose múltipla,etc.

E portanto o câncer é considerado uma doença crônico-degenerativa.

Ou seja, é uma doença não contagiosa que  provoca a degeneração de todo o organismo, envolvendo vasos sanguíneos, tecidos, ossos, visão, órgãos internos e cérebro.

Trata-se de uma doença provocada, especialmente, por hábitos decorrentes da vida moderna.

Quando olhamos para estudos de população da China,  Japão, Índia e África, todos com taxas de câncer muito menores do que os países ocidentais, esse informação traz muito peso.

Na Ásia , cânceres que afligem o ocidente, como o Câncer de mama, cólon ou próstata, são de sete a setenta vezes mais frequentes.

E segundo pesquisas, isso não acontece porque os asiáticos têm superioridade genética. E  sim porque a forma como vivem impede que o Câncer se desenvolva.

A gente pensa que o Câncer é uma questão de genética. Eu mesma fiquei surpresa quando diagnosticada, pois não tinha casos na família.

Porém, todas as pesquisas concordam que a hereditariedade contribui no máximo com 15% para a mortalidade do Câncer.

Precisamos nos conscientizar que o nosso atual estilo de vida está impedindo o nosso corpo de se defender e desarmar o câncer.

Estamos adoecendo enquanto nós estamos comendo toda a comida que queremos: Toneladas de carne, leite e açúcar, sal e óleos.

Além disso, adoramos os alimentos processados​​, cheios de aditivos e conservantes.

Por que você tem Câncer

Estamos  transformando nossa dieta em adubo para o câncer.

Se você quer recuperar e manter a sua saúde, tem que voltar a uma dieta simples. Comida de verdade, baseada em alimentos da Terra (sem agrotóxicos).

Você não precisa se tornar um vegano, ou vegetariano. Você só precisa começar a fazer escolhas mais sábias.

Precisamos redescobrir a alimentação de antigamente.

Por isso, adotei a Dieta Alcalina após meu diagnóstico.

Segundo, estudo feito  na China, onde eles coletaram dados em todas as províncias do país,todos esses milhões de pessoas, para entender suas taxas de doenças e examinar suas Dietas.

A essência do estudo foi que a China tem taxas muito baixas de câncer e doenças cardíacas que os países ocidentais.

O segredo? Eles fazem uma Dieta à base de plantas… Eles comem toneladas de arroz,legumes e frutas. Tomam muito chá. Quase não consomem doces. Eles só comem carnes em ocasiões especiais.

A verdade simples é que nossas dietas podem promover a saúde ou a doença.

Por que você tem Câncer

Você pode cavar a sua sepultura com os dentes, se assim o desejar.

O  que você coloca em sua boca promoverá doenças ou pode promover a sua saúde.

Temos que mudar o que colocamos na nossa boca imediatamente.

Antes de tomar um milhão de suplementos, de consumir esse ou aquele alimento milagroso que sua vizinha jura que cura câncer ( e  podem ou não ajudar), você precisa mudar sua dieta. Essa é a base da saúde.

A obesidade é a segunda causa de câncer

Por que você tem Câncer

“Como a gordura causa câncer? Eu não entendo isso. “Quando você está gordo, quando você está carregando muita gordura corporal, é um enorme fardo para o seu organismo.

A gordura corporal realmente produz hormônios em excesso no corpo. E os hormônios propiciam o crescimento do Câncer.

Ser obeso não causa diretamente o câncer. O que  acontece é que a obesidade cria uma condição no corpo que é compatível com o crescimento do câncer.

É na gordura que se acumulam as toxinas do nosso corpo, muitas delas cancerígenas, como por exemplo, substâncias cancerígenas emitidas pela fumaça do cigarro.

Entre os cânceres que mais aumentaram no Ocidente nos últimos cinquenta anos, estão os cânceres de tecido que contém ou são cercados de gordura: Seio,ovário, próstata,cólon e sistema linfático.