pessoas que não tem muito conhecimento em criar sites ou blogs estarei fazendo isso.é só entrar em contato.
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
Qual a incidência do câncer de mama?
No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama também é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país (excluídos os tumores de pele não melanoma). Para 2019, foram estimados 59.700 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres
Quais são os tipos de câncer de mama?
- Carcinoma ductal invasivo. Também conhecido como infiltrante, é a modalidade de câncer mais comum. ...
- Carcinoma Ductal in Sito. Esse tipo de câncer de mama está em estágio inicial. ...
- Carcinoma lobular in situ. ...
- Carcinoma Lobular invasivo. ...
- Doença de Paget.
OUTUBRO ROSA: CONHEÇA 5 TIPOS DE CÂNCER DE MAMA E OS PRINCIPAIS TRATAMENTOS
O mês de outubro foi escolhido simbolicamente para representar a campanha conhecida como Outubro Rosa. Trata-se da maior ação de conscientização do país que busca alertar a população para os tipos de câncer de mama existentes.
Essa ação é celebrada todos os anos e estimula as mulheres a cuidarem da sua saúde. Além disso, os eventos espalhados em diversas cidades promovem debates sobre a prevenção e detecção precoce desse problema, a facilitação do acesso aos serviços de diagnóstico e as opções disponíveis de tratamento.
Cuidar do seu corpo é fundamental. Por isso, neste artigo, vamos mostrar a importância da prevenção contra os diversos tipos de câncer de mama. Acompanhe a leitura!
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum em todo o mundo, perdendo apenas para o tumor de pele. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, a cada ano, surgem cerca de 50 mil novos diagnósticos dessa doença.
Apesar do perigo, se for descoberto no início, as chances de cura são altas. Por isso, é muito importante manter uma rotina anual com a realização de exames preventivos, tais como a mamografia.
Qual sua causa?
O câncer de mama surge devido ao crescimento desordenado das células anormais nos seios. Esse fenômeno é causado por mutações genéticas que atuam no mecanismo de divisão e de reprodução dessas células.
Dessa forma, surge um tumor, que pode ser maligno (cancerígeno) e atingir vários outros órgãos pelo corpo, causando risco de vida para a mulher, ou, então, benigno, dependendo das suas características.
As chances de câncer aumentam dependendo do estilo de vida da pessoa. Alimentação desequilibrada, cigarro e falta de exercícios físicos são fatores que contribuem para o surgimento da doença.
Quais são os tipos de câncer de mama?
Vamos apresentar os cinco casos mais comuns de câncer de mama. Confira!
1. Carcinoma ductal invasivo
Também conhecido como infiltrante, é a modalidade de câncer mais comum. Ele se instala no ducto mamário e, no estágio mais avançado, destrói a parede desse ducto, expandindo-se dentro do tecido adiposo dos seios.
Se não for descoberto e tratado, espalha-se na forma de metástase para vários outros locais do organismo por meio do sistema linfático e da circulação sanguínea, ficando mais difícil de tratar.
2. Carcinoma Ductal in Sito
Esse tipo de câncer de mama está em estágio inicial. As células cancerosas se localizam no interior dos ductos, ou seja, ainda não se espalharam. Por isso, as chances do seu desenvolvimento para uma metástase são bem pequenas, bem como de se espalhar para tecidos e outros órgãos pelo corpo.
Cerca de 20% dos novos casos de câncer de mama serão de carcinoma ductal in situ. Quase todas as mulheres diagnosticadas neste estágio da doença podem ser curadas. Além disso, normalmente seus protocolos de tratamentos são mais brandos.
3. Carcinoma lobular in situ
Esse é considerado o segundo tipo de câncer de mama mais comum entre as mulheres. As células cancerígenas começam a crescer dentro dos lobos das glândulas responsáveis pela produção de leite que não romperam ainda a parede lobular. É menos agressivo e mais fácil de ser tratado, uma vez que não se instalam nas paredes dos lóbulos dos seios.
4. Carcinoma Lobular invasivo
Geralmente, ele se instala nos lóbulos mamários dos dois seios e também está associado ao surgimento do câncer no ovário. Este tipo é mais difícil de ser descoberto e as chances de se desenvolver nos tecidos ao redor do lóbulo e se espalhar pelo organismo são muito altas.
5. Doença de Paget
Esse tipo é mais raro de acontecer. Ele se desenvolve no tecido conjuntivo dos seios, como na região das auréolas ou mamilos. A pele da região fica vermelha e inflamada, formando uma espécie de crosta.
Os seus sintomas são vermelhidão na pele, dor, sensação de queimação, alta sensibilidade e coceira. Contudo, algumas vezes o paciente não apresenta sintomas definidos. Nos estágios mais avançados do tumor, ele se espalha para outras partes do organismo.
Quais são os principais tratamentos contra o câncer de mama?
Os tratamentos contra o câncer de mama mais comuns consistem em: cirurgia para a remoção do tumor, radioterapia, hormonoterapia e terapias locais ou sistêmicas
Assinar:
Postagens (Atom)