terça-feira, 5 de outubro de 2021

 

Zileide Silva desabafa sobre descoberta de câncer de mama: ”Muito medo”

A jornalista Zileide Silva participou do programa Papo de Segunda, exibido pelo GNT e em entrevista abriu o coração sobre a descoberta de um câncer de mama. Hoje, depois de passar por uma cirurgia e sessões de quimioterapia, podemos dizer que Zileide venceu o câncer. “Não vou negar, durante todo o processo, dá muito medo, […]


foto: zileide silva cancer Reprodução/GloboNews)

A jornalista Zileide Silva participou do programa Papo de Segunda, exibido pelo GNT e em entrevista abriu o coração sobre a descoberta de um câncer de mama. Hoje, depois de passar por uma cirurgia e sessões de quimioterapia, podemos dizer que Zileide venceu o câncer.



“Não vou negar, durante todo o processo, dá muito medo, muita raiva. ‘Por que isso está acontecendo comigo?’. Não é um tratamento fácil, a quimioterapia é extremamente complicada, te deixa para baixo, meio insegura”, disse. “Dá um medo, dá um terror de como enfrentar isso, só que a gente tem uma corrente de amigos, família e médicos”, complementou.

Zileide retornou ao “Em Pauta” (GloboNews) nesta segunda-feira e pediu um espaço ao âncora Marcelo Cosme para explicar sua ausência: ela descobriu um câncer de mama durante a pandemia. “O telespectador que acompanha o ‘Em Pauta’ diariamente merece ouvir o porquê dessa minha ausência. Em meio a essa pandemia eu descobri um câncer. Eu precisei me afastar para fazer o tratamento, eu precisei operar esse câncer, precisei fazer uma quimioterapia. E aí foi necessário ficar afastada por um período, que é absolutamente normal, quem já passou por essa doença sabe”, disse Zileide.

 Divulgação/TV Globo

Também aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do autoexame “Eu percebi logo no início. E isso é super importante também, Cosme. Por isso que é tão necessário fazer o autoexame. Eu fiz o autoexame e descobri, senti que tinha alguma coisa estranha, fui ao médico, fiz aquela série de exames. Tinha um câncer. Um câncer no seio. Fui operada, fiz a quimioterapia e voltei”, disse a jornalista.

Cancer de mama masculino

 O que é câncer de mama masculino?

O câncer de mama também pode se desenvolver no homem, já que ele possui glândula mamária e hormônios femininos, apesar de ser em menor quantidade. Esse tipo de câncer é raro e mais comum de acontecer em homens com idade entre 50 e 65 anos, principalmente quando quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.


 Mês de prevenção ao cancer de mama


O que é câncer de mama masculino?

 câncer de mama também pode se desenvolver no homem, já que ele possui glândula mamária e hormônios femininos, apesar de ser em menor quantidade. Esse tipo de câncer é raro e mais comum de acontecer em homens com idade entre 50 e 65 anos, principalmente quando quando há casos de câncer de mama ou de ovário na família.

O que causa câncer de mama em homens?

 
Homens com mutações em genes como BRCA1 e BRCA2 têm um risco maior de desenvolver câncer de mama, assim como outros tipos de câncer, como próstata e pâncreas. Existem também outras síndromes de câncer hereditário que podem estar associadas ao câncer de mama em homens.

Homens também tem câncer de mama?

 Quais sintomas de câncer de mama em homens?

Sinais e Sintomas do Câncer de Mama em Homens
  • Protuberância ou inchaço, geralmente (mas nem sempre) indolor.
  • Pele ondulada ou enrugada.
  • Retração do mamilo.
  • Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo.
  • Inchaço nos linfonodos axilares.

É normal um homem ter caroço na mama?
O aumento da mama no homem, ou mesmo o caroço, pode ser só uma ginecomastia – o que é mais comum –, que significa um aumento totalmente benigno da glândula mamária do homem, sem risco para câncer de mama.