Qual é a importância da Fisioterapia Oncológica?
A Fisioterapia Oncológica é uma especialidade destinada a reparar danos, melhorar a mobilidade, reduzir a dor e a rigidez e ampliar a qualidade de vida de pacientes que tenham vencido o câncer ou estejam em tratamento.
Embora muita gente não associe a Fisioterapia às áreas focadas no tratamento do câncer, ela é incluída no time de profissionais que atuam junto ao paciente. Portanto, é um fator importante na recuperação do câncer, pois atua para fortalecer e curar o corpo.
Muitas pessoas com câncer experimentam dificuldades físicas, como problemas de força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Por esse motivo, o fisioterapeuta vai adotar uma série de técnicas e cuidados especiais para cada caso, como no pós-operatório, durante ou pós-tratamento de radioterapia e quimioterapia, em períodos de internação ou, ainda, após a alta médica.
Com isso, a Fisioterapia Oncológica procura minimizar efeitos colaterais de curto e longo prazo e prevenir uma variedade de condições de saúde e distúrbios do movimento decorrentes do câncer. Além disso, o fisioterapeuta oncológico também tem um papel educacional ao promover comportamentos saudáveis no paciente, como atividade física e controle de peso.
Principais objetivos da Fisioterapia Oncológica
O fisioterapeuta oncológico trabalha com quatro grandes objetivos. São eles:
- prevenção: tratamentos para evitar sequelas incapacitantes no paciente antes do menor sinal;
- restauração física: devolver o maior retorno motor possível a pacientes que tenham adquirido alguma limitação;
- de apoio: oferecer suporte para que o paciente tenha o maior nível de independência possível, no caso de alguma incapacidade progressiva ou por doenças residuais;
- cuidados paliativos: garantir o conforto de qualidade de vida em pacientes terminais de câncer.
Veja algumas questões nas quais a Fisioterapia Oncológica pode ajudar:
- dor;
- rigidez nas articulações;
- fadiga;
- falta de ar;
- função muscular do assoalho pélvico;
- função sexual;
- incontinência;
- linfedema (inchaço nos braços e pernas por obstrução do sistema linfático);
- prevenção de quedas;
- recuperação da força;
- recuperação do equilíbrio.
O que faz um profissional da Fisioterapia Oncológica?
Como você viu, os fisioterapeutas oncologistas têm um conjunto de habilidades e conhecimentos necessários para ajudar pacientes com os efeitos físicos ou colaterais do tratamento do câncer, ao longo dos diversos estágios da doença.
O tratamento fisioterápico pode começar desde o diagnóstico, passando por quimioterapia e radioterapia, término do tratamento, sobrevida e fim da vida. Na prática, alguns dos principais procedimentos e técnicas adotados são:
- drenagem linfática para prevenção de edemas;
- exercícios físicos e alongamentos para recuperação da mobilidade e força muscular;
- eletroterapia para alívio da dor;
- terapia manual para mobilizar articulações, diminuição de dor, manipulação de tecidos moles;
- exercícios respiratórios para expansão da caixa torácica, higiene do pulmão e alongamento da musculatura envolvida na respiração;
- técnicas para analgesia (diminuição da dor resultante do tratamento do câncer).
Também é muito comum haver uma forte ênfase a uma abordagem de equipe, incluindo encaminhamento dentro do departamento de Fisioterapia para tratamentos complementares, como:
- acupuntura;
- ioga;
- pilates clínico;
- terapia de linfedema;
- treinamento de força e condicionamento.
Você sabia que todo fisioterapeuta conta com um material básico de trabalho? Veja alguns dos itens que compõem o kit de Fisioterapia básico!
Onde atuar como fisioterapeuta oncológico?
O fisioterapeuta oncológico é muito encontrado nas áreas clínica e hospitalar. Se for em organizações privadas, ele pode ser um profissional selecionado por meio de entrevistas e testes. Já no setor público, precisa prestar um concurso de Fisioterapia. Veja alguns lugares onde ele pode trabalhar:
- hospitais;
- casas de saúde;
- clínicas de reabilitação fisioterápica;
- home care (como profissional contratado de plano de saúde ou clínica, bem como sendo profissional autônomo).
Quer saber mais sobre as áreas profissionais envolvidas no tratamento de câncer? Então, confira aqui qual a relação entre Enfermagem e Oncologia!
Qual é a média salarial em Fisioterapia Oncológica?
O salário médio de um profissional de fisioterapia é de R$ 3.144*. Esse valor varia conforme o cargo, entidade para a qual trabalha e função. Essas informações ajudam que o teto supere os R$9 mil.