A maioria dos pacientes, com doença celíaca, apresentam poucos ou nenhum sintomas, passando anos sem saber que possuem a doença.
À cada 8 pacientes com a doença, um apresenta sintomas evidentes, o que dificulta o diagnóstico e, até, de saber que se é portador desse problema.
SINTOMAS DA DOENÇA CELÍACA:
Os sintomas comuns da doença celíaca acontecem devido à atrofia das vilosidades do intestino delgado, impedindo, assim, a absorção de diversos nutrientes( sindrome disabsortiva ou de má absorção) , incluindo gorduras, proteínas e vitaminas.
Sintomas:
- Diarreia (muitas vezes com gotas de gorduras nas fezes, chamada esteatorreia)
- Flatulência
- Cólicas abdominais
- Emagrecimento
- Anemia por carência de ferro, ácido fólico e/ou vitamina B12
- Osteopenia (ossos fracos) por carência de cálcio e vitamina
- Sangramentos por deficiência de vitamina K
- Na criança, se o diagnostico não ocorrer ,logo, pode haver desnutrição e atraso crescimento dela
- Dermatite herpetiforme (lesão de pele típica da enteropatia sensível
- Nefropatia por IgA
- Alterações do esmalte dentário
- Artrites
- Atraso puberal
- Alterações menstruais
- Abortos
- Complicações na gravidez
- Enxaqueca
- Alterações neurológicas
- Câimbras
- Alterações do fígado
Alguns pacientes podem apresentar poucos ou nenhum sintomas de má aborção intestinal e/ou não-gastrointestinais. Existem situações em que os pacientes não têm sintoma algum da doença, essa forma dessa enfermidade é conhecida celíaca silenciosa.
Excluindo o glúten da dieta alimentar, vai acontecendo uma melhora. Por volta de 70% das pessoas se recuperam dos transtornos dessa doença, após duas semanas de terem eliminado o glúten de sua alimentação.
RESUMINDO
As doenças autoimunes podem ser confundidas com outros tipos de enfermidades e provocar outros problemas de saúde, além de afetar certos órgãos.
Nas doenças autoimunes, além da profilaxia adequada e tratamento médico, é importante cuidar e fortalecer o sistema imunológico, através de de bons hábitos e alimentação saudável.