Vamos aproveitar e falar sobre a importância das vacinas, durante o tratamento de Câncer.
Porem se estiver fazendo Quimioterapia ou Radioterapia, só tome as vacinas com o consentimento dele.
Em que elas podem nos ajudar:
Apesar de não ter vacina contra a hepatite C, é imprescindível que as pessoas portadoras do vírus da hepatite C sejam vacinadas contra a hepatite A e hepatite B para evitar possíveis complicações, com cirrose com necessidade de transplante hepático, em alguns casos, ou câncer no fígado, por exemplo
Uma boa parte dos casos de câncer diagnosticados hoje poderia ser evitada com hábitos mais saudáveis. Além disso, as vacinas contra Hepatite B e HPV, que já constam do calendário do Ministério da Saúde, garantem a proteção contra vários tumores, também no homem.
Para aqueles com mais de 40 anos, é fundamental estar atento aos sinais e sintomas do câncer colorretal. E mesmo na ausência de qualquer sintoma, o rastreamento desses tumores está recomendado a partir dos 50 anos. Para quem tem familiares com câncer de próstata, é indicado o acompanhamento por um urologista, buscando detectar a eventual doença em fase inicial.
O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. (2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).