domingo, 5 de outubro de 2025

Câncer e exercicios

 Fazer exercícios físicos regularmente tem benefícios para além do corpo em forma e pode ser aliado na prevenção de doenças graves, como o câncer. Isso porque atividades físicas possuem o poder de reduzir o risco de vários tipos de câncer. Essa diminuição ocorre porque o exercício físico ajuda a controlar o peso, melhora a imunidade, colabora para o adequado funcionamento do organismo e combate a inflamação no corpo, o que contribui para a prevenção de câncer.

Exercício físico é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer — Foto: iStock

Exercício físico é capaz de reduzir o risco de desenvolvimento de câncer — Foto: iStock

Como o exercício físico atua para reduzir o risco de câncer

O exercício físico é amplamente reconhecido pelos efeitos benéficos na redução do risco de câncer, e vários mecanismos biológicos estão envolvidos nesse processo.

— Um dos principais mecanismos biológicos que explicam essa associação é a redução da inflamação sistêmica. Estudos indicam que a atividade física está associada a níveis mais baixos de biomarcadores inflamatórios, e a redução desses marcadores inflamatórios pode diminuir o ambiente pró-inflamatório que favorece o desenvolvimento e a progressão do câncer — explica a médica fisiatra Regina Formaria Chueri, responsável técnica pelo Centro de Reabilitação Lucy Montoro (Centro Infantil Boldrini), em Campinas (SP).

Esses marcadores inflamatórios são a proteína C-reativa, o fator de necrose tumoral alfa e a interleucina-6, que estão ligados ao desenvolvimento e à progressão do câncer.

Outro mecanismo importante é a melhora na sensibilidade à insulina. O exercício físico regular pode reduzir os níveis de insulina, que é capaz de propiciar o crescimento de tumores. Isso é particularmente relevante para o câncer de cólon, em que a resistência à insulina é fator de risco conhecido.

O exercício ainda pode influenciar positivamente em outros fatores, como a modulação de hormônios sexuais, como estrogênios, que estão associados ao risco de câncer de mama. E também é relevante para melhorar a imunidade e resultar na perda de peso e na manutenção do peso perdido.

Um estudo recente, produzido por pesquisadores italianos e publicado em janeiro de 2025 no European Journal of Cancer Prevention, compilou dados de diversas pesquisas sobre o impacto do exercício físico na prevenção e no tratamento do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário