
O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, para chamar atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o impacto da doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia.
O tema escolhido pelo INCA para a campanha de 2017 é o câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.
São sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:
- Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
- Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
- Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
- Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
- Inchaço abdominal
- Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
- Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
- Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
- Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação
A campanha segue o conceito “Nós podemos. Eu posso”, escolhido pela UICC para o período de 2016-2018, que pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário