domingo, 27 de fevereiro de 2022

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de garganta pode ser confirmado por um otorrinolaringologista, que além de avaliar os sintomas e o histórico clínico de cada pessoa, também pode fazer exames como a laringoscopia, para observar se existem alterações nos órgãos da garganta.

Caso sejam identificadas alterações, o médico pode ainda retirar uma amostra de tecido e enviar para o laboratório, para confirmar a presença de células cancerígenas. Outros exames que também podem ser feitos são ressonância magnética, tomografia computadorizada ou raio X, por exemplo.

Estágios do câncer de garganta

Após fazer o diagnóstico do câncer de garganta, o médico pode dividi-lo em diferentes estágios, de acordo com seu grau de desenvolvimento, em que nos estágios iniciais (1 e 2) o tumor é pequeno, atinge as células mais superficiais e está limitado à garganta, podendo ser facilmente tratado e removido por cirurgia, além de possui melhor prognóstico. Já nos estágios 3 e 4, o tumor é maior e não está limitado à garganta, podendo ser facilmente observado pontos de metástase. O estágio 4 é mais grave, uma vez que são observados vários focos de espalhamento, o que torna o tratamento mais difícil e o prognóstico é pior.

Quanto mais avançado o estágio do câncer mais difícil será seu tratamento. Nos estágios mais iniciais pode ser necessário fazer cirurgia para retirar o tumor, enquanto nos mais avançados pode ser necessário combinar outros tipos de tratamento como quimio ou radioterapia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o câncer de garganta varia de acordo com o grau de desenvolvimento da doença, no entanto, geralmente é iniciado com cirurgia para retirar o máximo de células cancerígenas. Assim, nos primeiros estágios da doença é possível que seja possível tratar completamente o câncer apenas com a cirurgia, já que o tumor tem um tamanho mais reduzido.

Dependendo do tamanho do tumor, o médico pode retirar apenas uma pequena parte do órgão afetado ou precisar removê-lo completamente. Dessa forma, pessoas com câncer na laringe, por exemplo, podem ficar com sequelas após a cirurgia, como alteração da voz, por perda de uma grande parte do órgão onde se encontram as cordas vocais.

Já nos casos mais avançados, normalmente é preciso combinar outras formas de tratamento após a cirurgia, como a quimio ou a radioterapia, para eliminar as células que ainda ficaram no corpo, especialmente em outros tecidos ou nos gânglios linfáticos, por exemplo.

Após a cirurgia, é necessário que sejam feitos outros tipos de tratamento, como a terapia da fala e fisioterapia para ajudar a pessoa a mastigar e engolir, por exemplo.

Principais causas do câncer de garganta

Uma das principais causas de desenvolvimento de câncer na garganta é a infecção por HPV, que pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido. No entanto, existem também hábitos de vida que podem aumentar o risco deste tipo de câncer, como:

  • Ser fumante;
  • Consumir bebidas alcoólicas em excesso;
  • Fazer uma alimentação pouco saudável, com pouca quantidade de frutas e verduras e grande quantidade de alimentos industrializados;
  • Infecção pelo vírus HPV;
  • Estar exposto a asbesto;
  • Ter uma higiene dentária fraca.

Assim, algumas formas de evitar desenvolver este tipo de câncer incluem não fumar, evitar o consumo muito frequente de bebidas alcoólicas, fazer uma alimentação saudável e evitar o sexo oral desprotegido.

Câncer de garganta

 

Câncer de garganta: sintomas, causas e tratamento

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Abril 2021

O câncer de garganta se refere a qualquer tipo de tumor que se desenvolva na laringe, faringe, amígdalas ou qualquer outra parte da garganta. Embora seja raro, este é um tipo de câncer que se pode desenvolver em qualquer idade, especialmente em pessoas com mais de 50 anos, homens, pessoas fumantes ou que façam uso excessivo de bebidas alcoólicas.

Existem dois tipos principais de câncer da garganta:

  • Câncer da laringe: afeta a laringe, que é o local onde se encontram as cordas vocais. Saiba mais sobre este tipo específico de câncer;
  • Câncer da faringe: surge na faringe que é um tubo por onde o ar passa desde o nariz até aos pulmões.

Qualquer tipo de câncer na garganta pode se desenvolver muito rápido e, por isso, sempre que se sente ou observa alguma alteração fora do comum, como dor de garganta que demora muito tempo para passar, alterações repentinas da voz ou sensação frequente de bola na garganta, deve-se consultar um otorrino, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns que podem indicar de câncer na garganta incluem:

  • Dor de garganta ou de ouvido que não desaparece;
  • Tosse frequente, que pode ser acompanhada de sangue;
  • Dificuldade para engolir ou respirar;
  • Alterações na voz, sem causa aparente;
  • Perda de peso sem razão aparente;
  • Inchaço ou aparecimento de nódulos no pescoço;
  • Ruídos ao respirar;
  • Roncos.

Estes sintomas variam de acordo com o local afetado pelo tumor. Assim, caso o câncer se esteja desenvolvendo na laringe, é possível que surjam alterações na voz, já se for apenas notória dificuldade para respirar, é mais provável que seja câncer na faringe.

No entanto, a única forma de confirmar o diagnóstico é consultar um otorrinolaringologista para fazer exames de diagnóstico e iniciar o tratamento.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

 Quais são os sintomas do câncer Infanto-juvenil?

Os sintomas de câncer infantil mais comuns são:
  • Dor progressiva.
  • Febre sem causa aparente ou doença que não melhora.
  • Dor de cabeça frequente, e acompanhada de vômito.
  • Alteração repentina de visão.
  • Nódulo ou inchaço incomum.

 

Câncer Infantojuvenil: sinais, sintomas e diagnóstico precoce
Última modificação: 12/12/2018 | 10h49





O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, é uma data criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2005, para chamar atenção das nações, líderes governamentais, gestores de saúde e do público em geral para o impacto da doença e incentivar as pessoas a falarem mais sobre o assunto no dia a dia.

O tema escolhido pelo INCA para a campanha de 2017 é o câncer infantojuvenil, principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil. A campanha alerta a população sobre os sinais e sintomas e a importância do diagnóstico precoce. Cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

São sinais e sintomas do câncer infantojuvenil:

  • Palidez, hematomas ou sangramento, dor óssea
  • Caroços ou inchaços - especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção
  • Perda de peso inexplicada ou febre, tosse persistente ou falta de ar, sudorese noturna
  • Alterações oculares - pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos
  • Inchaço abdominal
  • Dores de cabeça, especialmente se incomum, persistente ou grave, vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias)
  • Dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção
  • Fadiga, letragia, ou mudanças no comportamento, como isolamento
  • Tontura, perda de equilíbrio ou coordenação

A campanha segue o conceito “Nós podemos. Eu posso”, escolhido pela UICC para o período de 2016-2018, que pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo.

Exame de Cintilografia da Tireoide

 Finalmente terminou hoje o preparo para o exame da Tireoide,finalmente amanha poderei voltar a tomar meu cafe ,sem leite.

Agora é aguardar o resultado e levar ao medico os exames, e depois pausa nos exames ate maio, quando inicio os exames para o Oncologista.

A minha dupla de médicos , que sem dúvida cuidam muito bem de mim,enquanto muitos acham chato ir a m´dico eu praticamente nasci e vivo indo a médicos desde meus 5-6anos, que ate hoje ja sao 36anos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

sábado, 12 de fevereiro de 2022

Exame da Tireoide

 Finalmente esta chegando o dia, de fazer o exame da tireoide e terminar essa dieta , o que valeu foi ter desentoxicado o corpo, mas não vendo a hora de pode voltar a comer feijão, que saudade.