A campanha nacional de vacinação contra o VÍRUS INFLUENZA (gripe), começará no dia 12 de ABRIL no SUS. A meta do MS é imunizar 80 milhões de pessoas dos grupos prioritários até 9 de JULHO.
1. Quem já pode receber a vacina contra a gripe a partir de 12 de ABRIL?
-Crianças entre seis meses a seis anos, gestantes, puérperas, população indígena e trabalhadores da saúde;
-A partir de 11 de MAIO: IDOSOS acima de 60 e professores;
-9 de JUNHO: pessoas com COMORBIDADES (incluindo pacientes oncológicos com menos de 60 anos) e outros grupos.
2. Posso tomar a vacina da gripe com a vacina contra a COVID19?
A vacinação contra a COVID19 deve ser priorizada. Quem tomou vacina contra o coronavírus deve esperar pelo menos 14 dias para receber a dose contra a gripe....
3. Posso tomar a vacina contra a gripe se estiver com COVID19?
Pessoas que estão com COVID19 ou que tiveram a doença há menos de 28-30 dias devem adiar a vacinação contra a influenza....
4. As vacinas contra a gripe oferecidas pela rede pública e privada são iguais?
As vacinas da rede privada são tetravalentes, protegendo contra 4 subtipos do vírus influenza: dois subtipos A e dois subtipos B. Já a vacina contra a gripe oferecido pelo MS, é trivalente, produzida pelo (Instituto Butantan) Instituto Butantan, mas é uma vacina absolutamente adequada para a imunização em massa, pois protege contra os principais subtipos que circulam no Brasil.
5. Há contraindicação para a vacina da gripe?
A vacina da gripe não deve ser aplicada em quem já apresentou algum episódio de hipersensibilidade (alergia) grave a algum dos componentes da vacina ou a uma dose anterior. Alergia à ovo não é mais considerado um impedimento à vacinação. Algumas pacientes com histórico de Síndrome de Guillain-Barré também devem evitar a vacina da gripe na opinião de alguns neurologistas.
Quem estiver com febre NÃO deve receber a vacina.
Rede D'Or São Luiz Oncologia D'Or Oncologia D'or
Nenhum comentário:
Postar um comentário