terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Reposição hormonal, para tratamento do câncer mama:

Muitas mulheres têm sintomas da menopausa, como ondas de calor após o tratamento do câncer de mama. ... Quando as mulheres chegam à menopausa, algumas optam pela terapia de reposição hormonal, que consiste em hormônios femininos (estrogênio, às vezes junto com progesterona) para ajudar a reduzir os sintomas da menopausa.

A metanálise —ou seja, análise de diversos estudos realizados sobre o assunto — foi publicada no periódico The Lancet e envolveu os dados de mais de 108 mil usuárias que desenvolveram a doença. 

De acordo com a pesquisa, enquanto o risco geral de mulheres entre 50 e 69 anos desenvolverem câncer de mama é de 6,3%, aquelas que fizeram uso diário da combinação de estrogênio e progesterona —uma das mais comuns da reposição hormonal — por cinco anos tiveram o risco aumentado para 8,3%. 

O estudo ainda mostrou que o risco persiste mesmo após 10 anos da interrupção do uso hormonal, informação que não era consenso antes entre os médicos. De acordo com Afonso Celso Pinto Nazário, mastologi... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/30/reposicao-hormonal-risco-de-cancer-de-mama-e-maior-do-que-era-estimado.htm?cmpid=copiaecola

De acordo com Afonso Celso Pinto Nazário, mastologista e ginecologista do HCor e professor de mastologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o novo estudo só reforça o conceito já conhecido de que a terapia de reposição hormonal aumenta o risco no aparecimento do câncer de mama - um tipo especialmente sensível aos hormônios do corpo.... - Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/08/30/reposicao-hormonal-risco-de-cancer-de-mama-e-maior-do-que-era-estimado.htm?cmpid=copiaecola


Nenhum comentário:

Postar um comentário