Tipos menos comuns:
- Carcinoma inflamatório: ocorre quando os ductos linfáticos que existem na pele sobre o tecido mamário são bloqueadas pelas células tumorais. O sistema linfático ajuda na defesa do corpo contra infecções e inflamações e, uma vez obstruído, desenvolve uma reação em cadeira ocasionando a inflamação da mama. Pouco frequente, representa apenas de 1 a 3% dos casos.
- Doença de Paget: bastante raros, ocorre entre 0,5% a 4% dos casos de câncer de mama, começando no ducto mamário, atingindo a pele do mamilo e a aréola. Pode ser assintomático ou também apresentar crostas e inflamações
no mamilo.
no mamilo.
- Tumor Filoide: muito raro, se desenvolve no tecido conjuntivo da mama (estroma), ao contrário dos demais, que se desenvolvem nos ductos ou lóbulos.
- Angiosarcoma: este começa nas células que revestem os vasos sanguíneos ou vasos linfáticos, raramente ocorrendo na mama.
Classificação molecular:
Define a presença, nas células do tumor, de proteínas chamadas receptores hormonais (estrogênio e/ou progesterona) e de proteína HER2 em grande quantidade.
- Luminal A: tumores que apresentam receptores de estrogênio e progesterona positivos (ou seja, há muitos receptores hormonais presentes), não apresentam a expressão da proteína HER2 (HER2 negativo) e possuem crescimento mais lento das células.
- Luminal B: também possuem receptores estrogênio e/ou progesterona positivos, não expressam a proteína HER2 (HER2 negativo) e apresentam um nível mais acelerado de proliferação celular.
- HER2: não apresentam expressão dos receptores hormonais (receptores hormonais negativos), mas têm a expressão da proteína HER2 (HER2 positivo).
- Triplo Negativo: não possuem nem expressão hormonal, nem a proteína HER2, sendo negativo, portanto para estrogênio, progesterona e HER2. Ocorrem com mais frequência em mulheres jovens e em mulheres negras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário