RIO — A quarta dose da vacina contra a Covid-19 para imunossuprimidos maiores de 18 anos já começou a ser aplicada por parte dos municípios da Região Metropolitana do Rio. Formalizada em nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde no fim de dezembro, a decisão direciona a dose extra a pessoas que sejam portadoras de doenças como o HIV ou que estejam realizando tratamento de quimioterapia, por exemplo.

Covid-19Testes positivos para a doença saltaram de 5% para 30% em unidades da rede particular no Rio

Das cidades da Região Metropolitana, quase todas seguiram a recomendação do governo e anunciaram a disponibilidade do imunizante. No entanto, apenas alguns municípios, como Nova Iguaçu, já tiveram procura pelo segundo reforço, já que a maior parte das pessoas receberam a terceira dose há menos de quatro meses, tempo mínimo para aplicação da quarta.

Em Mesquita, na Baixada Fluminense, as primeiras doses de reforço começaram a ser aplicadas no fim de setembro. Por esse motivo, a prefeitura decidiu não anunciar, ainda, a disponibilidade das doses, apesar de recomendar e orientar a população imunossuprimida a procurar as unidades de saúde em busca do segundo reforço, que deve começar a ser aplicado no fim de janeiro. Itaguaí, Japeri, Seropédica e Tanguá também não registraram procura pelo segundo reforço, mas anunciaram a disponibilidade.

VídeoPoliciais apuram tumulto com agressão em hotel de luxo no Rio

Nos municípios de Belford Roxo e São João de Meriti, a vacinação segue focada na primeira dose de reforço, e não há previsão de divulgação da disponibilidade da quarta dose. Confira os municípios que já estão aplicando a quarta dose a pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos: